segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Especializaçao em Disign de Moda

O curso de Especialização em Design de Moda objetiva o diálogo entre visões convergentes sobre o campo da moda e suas relações com o design enquanto projeto. O intuito é estimular a formação de profissionais que articulem conhecimentos de diferentes áreas do conhecimento humano, tendo o campo da moda como plataforma de convergência analítica e prática dos mesmos.


Nesse contexto, e contando com a participação de professores de instituições de ensino em nível nacional e internacional, o curso visa articular a perspectiva do Design Estratégico, que se mostra como emergente forma de teorização das complexidades relativas ao campo do design contemporâneo, com as práticas que embasam o sistema da moda na atualidade. Essas práticas podem ser entendidas e amplificadas a partir da lógica do Design Estratégico, visto que o campo da moda, atualmente, visa traduzir e disseminar sensibilidades e fenômenos próprios da cultura e da sociedade contemporânea.

Objetivo geral

Promover o desenvolvimento de competências (pensamento projetual, empreendedorismo, além de visão e gestão da complexidade) que podem orientar e acelerar a carreira profissional em direção à liderança no desenvolvimento de produtos estratégicos de organizações que atuem no campo da moda.

Objetivos específicos

Desenvolver o conceito de sistema-produto a partir da perspectiva estratégica do design de moda, considerando-se as dimensões presentes nessa lógica: produto, serviço, comunicação e experiência;
Promover a reflexão sobre conceitos de design e moda, enfatizando a dimensão estratégica da moda enquanto projeto – ou seja, do Design de Moda – e a importância de questões relacionadas à sustentabilidade organizacional;
Desenvolver competências necessárias para a criação de um sistema-produto que apoie essas organizações no desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis como diferencial em um mercado futuro.
Público de interesse

Profissionais formados em Moda, Design, Publicidade e Propaganda, Ciências Sociais, Administração e Comunicação que desejem potencializar o seu percurso formativo e trabalhar em uma área de fronteira entre o design e a inovação. Designers com vocação para trabalhar com questões relacionadas à gestão da inovação para o campo da moda, assim como gerentes e técnicos interessados na compreensão da cultura e na prática do design de moda, com formação superior em qualquer área.

Perfil do futuro profissional

Ao final do curso o aluno deverá demonstrar competências para:

Empreender mudanças a partir de seu contexto, inovando e empreendendo de forma consistente;
Tomar decisão econômica em função da interação mercado/tecnologia;
Perceber sistemicamente a relação entre projetos, produtos e cenários;
Planejar aspectos organizacionais e projetuais, considerando a dimensão estratégica;
Integrar os recursos e criar as parcerias necessárias para se alcançar um determinado objetivo estratégico;
Selecionar a informação, identificar e articular tendências mercadológicas e socioculturais, defendendo um ponto de vista pessoal e produzindo cenários para o futuro, integrando-os no processo de inovação de um sistema-produto para projetos de moda;
Projetar, integrar e controlar estratégias dentro dos vários componentes de um sistema-produto;
Apresentar ideais e projetos, utilizando técnicas variadas e diferentes tipos de mídia;
Considerar as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural, percebendo a importância estratégica e o enfoque transdisciplinar desta atividade e a sua importância para o desenvolvimento da sociedade.




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